Fale com Eva

Dúvidas Frequentes

Perguntas mais Frequente sobre Farmácia de Manipulação e Medicamento Manipulado

Qual a diferença entre medicamento de marca, genéricos e manipulados?

Os medicamentos de marca e os genéricos são feitos em alta escala e com dosagens padronizadas. Já os manipulados atendem a uma prescrição personalizada, ou seja, são desenvolvidos individualmente para cada paciente.

 

As farmácias com manipulação são iguais às homeopáticas?

Farmácia é o estabelecimento que produz o medicamento manipulado, podendo ser alopático ou homeopático, a diferença é o tipo de tratamento.

 

Repeti a mesma fórmula já aviada anteriormente, mas as cápsulas vieram de outra cor. Por quê?

As cápsulas são apenas um invólucro, e sua cor não interfere diretamente na eficácia do medicamento. Na Farmácia Dihervas procuramos utilizar cápsulas transparentes para evitar o consumo do corante por nossos pacientes. Utilizamos apenas cápsulas coloridas no caso de medicamentos cujos ativos sejam fotossensíveis.

 

E o tamanho das cápsulas, também podem variar mesmo sendo a mesma formulação já aviada anteriormente?

Sim. A densidade das matérias – primas variam de lote para lote, e, portanto o tamanho das cápsulas pode ser variante.

 

Sou vegetariano (vegano), e não posso tomar cápsulas gelatinosas. O que devo fazer?

A Farmácia Dihervas trabalha com cápsulas de origem vegetal, que funcionam da mesma forma de uma cápsula tradicional (gelatinosa). Na hora de aviar sua fórmula, apenas solicite a substituição.

 

Posso guardar meu medicamento na geladeira?

Guarde na geladeira somente quando for recomendado pela farmácia e/ou farmacêutico. Haverá uma indicação na embalagem do produto quanto à necessidade de conservação em geladeira. Caso não houver, siga as orientações de conservação de quaisquer medicamentos.

 

Por que a farmácia às vezes faz uma quantidade maior que a solicitada?

Algumas vezes, o volume da dose prescrita pelo seu médico é maior que a capacidade da cápsula e é necessário dividir a dose em mais de uma. Quando isso ocorrer, as informações de quantas cápsulas você deverá tomar estará indicada no rótulo e em etiqueta especial. Qualquer dúvida ligue para a farmácia.

Eu posso aumentar a dose recomendada pelo médico se a dor ou sintoma ficar mais forte?

Não. Apenas o seu médico poderá alterar a dose ou a posologia (modo de uso) de seus medicamentos. 

Já estou me sentindo melhor. Posso interromper o tratamento?

Não. A medicação deve ser usada durante o período prescrito pelo seu médico e somente ele poderá autorizar sua interrupção.

Quais são as vantagens dos medicamentos manipulados?

Diversas são as vantagens dos medicamentos manipulados. Dentre elas:

:: Economia: O medicamento manipulado é prescrito pelo médico na quantidade e dosagem exatas para o sucesso de seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.;

:: Personalização: Somente na farmácia de manipulação é possível que o médico prescreva o medicamento com doses diferenciadas que atendam às necessidades específicas de cada paciente.;

:: Qualidade Garantida: As farmácia de manipulação seguem todas as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas e o processo de manipulação são rigorosamente e periodicamente fiscalizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).;

:: Facilidade no tratamento: Existem doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Assim, para facilitar o tratamento, o médico pode prescrever apenas um único medicamento para ser manipulado que possua associação de todas as matérias primas necessárias para o tratamento.;

:: Relacionamento Médico-Farmacêuticoo: Sempre que necessário, seu médico mantém contato com o farmacêutico que manipulou seu medicamento garantindo o sucesso de seu tratamento.;

Medicamentos não-disponíveis: Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado de remédios industrializados. Caso a farmácia de manipulação possua a matéria-prima, poderá atender à prescrição, manipulando o produto.

Que tipo de matéria-prima é utilizada pelas farmácias de manipulação?


As matérias-primas utilizadas nas farmácias de manipulação são exatamente as mesmas matérias-primas utilizadas na produção dos remédios industrializados. A diferença está no fato de que o medicamento manipulado contém a dosagem e a quantidade especificadas pelo médico na receita. Já o remédio industrializado possui quantidade e dosagem pré-estabelecidas para a produção industrial em larga escala.

Como escolher sua farmácia de Manipulação?

Dentre outras qualidades, sua farmácia de manipulação deve possuir:

:: Tradição no mercado de manipulação de medicamentos;

:: Laborátorio de Controle de Qualidade Próprio;

:: Atenção Farmacêutica em Tempo Integral;

:: Ser filiada a Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais);

 

Farmácias de manipulação só fazem medicamentos para tratamentos dermatológicos e fórmulas de emagrecimento?


De forma alguma. As farmácias de manipulação estão preparadas para atender prescrições de todas as especialidades médicas tais como: cardiologia, ginecologia, geriatria, endocrinologia, pneumologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, oftomologia, gastroenterologia, etc.

Quais são as recomendações que devo me lembrar ao fazer uso de algum medicamento?

 

Nunca utilize um medicamento com data de validade vencida;

:: Observe atentamente a prescrição médica em relação a quantidade, aos horários, a duração do tratamento, etc;

:: Não use medicamentos sem orientação médica;

:: Consulte seu médico antes de repetir um tratamento;

:: Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos;

:: Tome seu medicamento de preferência com água. O consumo de leite concomitantemente com alguns medicamentos pode reduzir os seus efeitos como, por exemplo, a ingestão de leite juntamente com tetraciclina;

:: Durante o tratamento evite o uso de bebidas alcoólicas, pois estas podem interagir com alguns fármacos e reduzir a eficácia do medicamento ou provocar algum efeito indesejado;

:: Se reações adversas, sintomas inesperados ou gravidez ocorrerem, entre em contato imediatamente com seu médico;

:: Não dê o seu medicamento para outras pessoas. Lembre-se de que a receita foi feita exclusivamente para você, podendo ser maléfico para outras pessoas (mesmo apresentado sintomas semelhantes aos seus).